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Formação de Auditor Interno da Qualidade ISO 9001:2015 – ISO 19011:2012

Formação de Auditor Interno da Qualidade ISO 9001:2015 – ISO 19011:2012

Instrutor

Tadeu Figueira

Químico com especialização em análise instrumental e gestão da qualidade. 

Autor dos livros: 

Gestão da Pequena Empresa com base na ABNT NBR ISO 9001:2000 – 2004 – Editora EPSE – SP; 

Guia Brasileiro para interpretação e aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 - Editora Atlas – São Paulo. 

Atuou como membro do GT1 do comitê CB-25 responsável pela revisão da ABNT NBR ISO 9001 da versão 2008 para a versão 2015. 

Instrutor Líder do Curso de Formação de Auditores Líderes do Global Personal Certification Scheme – Creditado pelo IRCA.

Professor dos cursos de pós-graduação das faculdades: UNITIN e UNIJORGE, módulos de Gestão de indicadores e Interpretação da ABNT NBR ISO 9001. 

Como consultor já estruturou e implementou sistemas de gestão em mais de uma centena de organizações, entre elas Oxiteno, Cagece, Embasa, Coelba, Grupo Coringa.

Atuou ou atua como auditor líder da certificadora BRTÜV, IBAMETRO E ABNT certificações. 

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  • 19, 20 e 21 de julho de 2018
  • Rua Vila Cristina, 382. São José. Aracaju/SE.
  • a partir de R$ 450,00/pessoa
Encerrado

Prepare sua equipe para implantar, atualizar ou manter seu sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015.

Ementa

OBJETIVOS

Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade na organização e em fornecedores; Assessores internos no processo de implementação do Sistema de Gestão Qualidade versão 2015; Disseminadores do conceito da auditoria interna como ferramenta gerencial e na detecção de oportunidades de melhoria.

PÚBLICO ALVO

Profissionais envolvidos no Sistema da Qualidade que deverão atuar como auditores internos na empresa e/ou em fornecedores. Profissionais que tenham interesse em aprender a auditar conforme as normas, ABNT NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 19011:2012.

PROGRAMA

Parte 1 – ABNT NBR ISO 9001:2015

Interpretação dos Requisitos da ISO 9001:2015 com a Visão do Auditor:

Comparação da estrutura da ISO 9001:2008 com a ISO 9001:2015;

  1. Introdução (Princípios de Gestão da Qualidade, Abordagem de Processos, Relação com Outras Normas);
  2. Escopo;
  3. Referências Normativas;
  4. Termos e Definições;
  5. Contexto da Organização:
  6. Liderança:

Liderança e Comprometimento, Foco no Cliente, Política da Qualidade, Autoridades e Responsabilidades nas Funções Organizacionais;

  1. Planejamento:

Ações para Abordar Riscos e Oportunidades; Objetivos da Qualidade e Planejamento para Atingi-los; Planejamento de Mudanças;

  1. Suporte:

Recursos (Pessoas, Infraestrutura, Ambiente para Operação dos Processos, Recursos para Monitoramento e Medição, Conhecimento Organizacional);

Competência; Conscientização, Comunicação; Informações Documentadas;

  1. Operação:

Planejamento e Controle Operacional; Determinação para Requisitos para Produtos e Serviços; Projeto e Desenvolvimento de Produtos e Serviços; Controle de Produtos e Serviços Fornecidos Externamente; Produção e Prestação de Serviço; Liberação de Produtos Fornecidos; Controle de Saídas Não Conformes;

  1. Avaliação de Desempenho:

Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação; Auditoria Interna; Análise Crítica da Direção;

  1. Melhoria:

Não-conformidade e Ação Corretiva; Melhoria Contínua.

Parte 2 – ABNT NBR ISO 19011:2012

A estrutura da norma ABNT NBR ISO 19011:2012;

As partes envolvidas em uma auditoria; Definições da auditoria; Os princípios da auditoria; Atividades de auditoria; Os tipos de auditorias; Elaboração e execução do programa de auditoria; Atividades iniciais; Análise crítica dos documentos;

Preparação da execução (Plano de auditoria, lista de verificação e seleção da equipe);

Condução da auditoria (Protocolos de auditoria, método de coleta de evidências, técnica de entrevistas e a postura do auditor);

Relatório de auditoria (tipos de constatações de auditoria, registro de não-conformidades);

Conclusão de auditoria – Reunião de Encerramento;

Características desejáveis e indesejáveis de um auditor.

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